
fotografia de Luis Texeira
Porque na vida nem tudo é branco ou preto, bom ou mau, verdade ou mentira. Porque a vida não tem necessariamente de ser aquilo que parece, este é o meu espaço, onde guardo os meus sonhos e desilusões, resquícios de uma vida à espera de ser vivida.




Depois de mais uma semana de trabalho, em que tudo lhe correu mal e quase não teve tempo para aqueles de quem mais gosta, porque não um fim de semana para recuperar energias, em comunhão com a natureza, tipo peace and love? Porque não vai até ao Parque da Paz?
Não pense sequer em passar os dias em frente ao computador, a ganhar quilos pelos quais depois vai chorar em vão. Não ligue a televisão, porque você já viu O Pestinha mais vezes do que aquelas que quer admitir e o jogo da selecção é só às 18 horas.
Leve a namorada, a mulher ou os filhos, leve-os a todos ao mesmo tempo se quiser. Leve a máquina fotográfica que está guardada e já com pó, leve o telemóvel - mas só para tirar fotografias. Leve um livro, um lanche, uma bola para dar uns toques com o puto.
Lembra-se há quanto tempo não vê um pato ou um cisne a andarem lado a lado consigo? Vá, vale a pena, sentir os pés sobre a relva, respirar ar puro para variar, perder a vista no azul delicado da água ali à mão.
Do que está à espera?

Fez hoje um ano, pelas 17 horas e cinco minutos que te deixei no veterinário, onde te foi aplicada uma injecção que poria fim a um sofrimento que se ía arrastando, sem melhoras, fazendo de ti uma débil amostra do gato ágil e saudável que um dia foste.
Ainda hoje, quando penso nesse dia, não deixo de me questionar se agi da melhor maneira. Não importam as lágrimas contidas a custo ou aquelas que não evitei verter. É fácil dizer que se uma pessoa que não conhecemos está a sofrer e a dar trabalho aos outros, o melhor para ele era que, esse Deus de que tantos falam, esse Deus tão misericordioso, o levasse, pondo fim a um sofrimento doloroso e muitas vezes humilhante. Quem pode ou deve decidir da vida e da morte?
Da mesma maneira como fazemos com os nossos entes mais queridos, em que julgamos sempre que deixámos para trás um espaço em branco por preencher, de palavras que ficaram por dizer, de gestos perdidos na intenção, do muito que podíamos ter feito e não fizémos, também eu sinto que poderia ter demonstrado mais e melhor todo o amor que sentia por ti. Acontece sempre, com todos aqueles que amamos, pessoas ou animais.
Gostava de me ter despedido de outra forma, de ter tido a coragem de te acompanhar no último momento. Gostava de ter adivinhado os teus pensamentos nos meses que antecederam este dia, um ano atrás, para saber se era essa ou não a tua vontade. Sinto saudades desse miar a horas impróprias que tanto me irritava, das vezes em que procuravas aconchego sob as minhas camisolas ou pullovers e começavas com aquele rnronar tão característico de satisfação. Gostava que me perdoasses, que tivesses sabido o quanto gostava de ti, o quanto continuo a gostar.
Foi hoje, num Estádio Nacional super-lotado, que as mulheres portuguesas demonstraram estar de alma e coração com o espírito da Selecção Nacional, ao ajudarem a construir uma bandeira de Portugal, de que conto apresentar imagens brevemente. Com um apoio de tamanha beleza, Scolari e os seus pares não têm mais desculpas para não fazerem um brilharete na Alemanha.


O que é ser Mãe? Não apenas e só dar à luz, certamente. Tantas há que têm filhos e não sabem ser mães. É ter a responsabilidade de criar e especialmente de amar, educar e proteger, porque o papel da mãe não acaba após o parto. Ser mãe é também, não poucas vezes sofrer para evitar o sofrimento, sacrificar-se para evitar o sacrificio, um choro sem lágrimas com um sorriso estampado no rosto. A todas as mães e em especial à minha - que sofreu, sacrificou-se e chorou tantas vezes em silêncio para não nos magoar, que apesar dos obstáculos que por vezes nos parecem intransponíveis encontra forças impossíveis para ultrapassar, que apesar de por vezes não encontrarmos a forma mais correcta de demonstrarmos todo o nosso amor continua a amar-nos e a desculpar os nossos erros - um Feliz Dia da Mãe! TU continuas a ser a minha heroína!