domingo, fevereiro 22, 2009

PORQUE HOJE É DOMINGO...


Filmes & Livros

ou um breve retrato de uma sociedade e de seus valores


Há perto da minha casa uma pequena papelaria que vende, além de muitas outras coisas que sempre esperamos encontrar numa papelaria, filmes e livros. Nada de mais até aqui. No seu exterior, ladeando a porta, estão dois expositores de vidro, desses de prateleiras, convenientemente fechados à chave. Um deles contém livros, o outro filmes. O caricato é que, durante a noite e com a loja fechada, os livros permanecem ali, naquele simples expositor, à vista de todos os que por ali passam, enquanto que dos filmes nem sinal. Sim, porque estão guardados no interior da papelaria, fora da vista dos amigos do alheio. Nunca tinha reparado nesse pormenor. Apercebi-me à dois dias atrás e a verdade é que esse pequeno pormenor fez-me pensar em coisas vastas e importantes. Será que um filme - e eu sei que há filmes que são obras-primas - vale mais que um livro? Ou porque será que há pessoas que são capazes de partir um expositor para roubar um filme e ninguém se interessa por um livro? Talvez não seja apenas pelo preço que as pessoas não comprem mais livros, mas também por um desinteresse cada vez mais geral na leitura, passado para trás pelos filmes - piratas ou não - cada vez mais acessíveis e pela internet. Afinal, o que eu vi, nessa noite, naquela papelaria, não foi apenas o receio de um assalto, mas um curioso retrato do estado da cultura e dos valores dos portugueses.

1 comentário:

lumadian disse...

São aqueles pequenos detalhes que quase ninguém repara...