quarta-feira, dezembro 10, 2008

RESPEITO

"Ser capaz de respeito é hoje em dia quase tão raro como ser digno de respeito." (Joseph Joubert)

"Os homens não têm muito respeito pelos outros porque têm pouco até por sí próprios." (Leon Trotsky)

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."
(Albert Schweitzer)

"Sempre é mais valioso ter o respeito, que a admiração das pessoas."
(Jean-Jacques Rousseau)

"Desconfio do respeito de um homem com seu amigo ou sua bandeira quando não o vejo respeitar o inimigo ou a bandeira deste." (José Ortega y Gasset)

"A bondade é o princípio do tato, e o respeito pelos outros é a primeira condição para saber viver." (Henri Frédéric Amiel)


"É preciso respeitar as crianças. Os adultos falam com elas como se fossem todas retardadas." (Quino)

O respeito é para muitos apenas uma palavra bonita que usamos quando serve os nossos interesses, visando obter respeito, quase sempre sem nos preocuparmos em respeitar os outros.Poderia acrescentar a estas definições que quem alimenta guerras não conquista o respeito dos outros ou que não interessa quem começou (a guerra), mas quem é Homem suficiente para acabar com ela. A Paz é muito mais difícil de semear do que a Guerra. Infelizmente, e apesar das muitas vantagens da internet e da liberdade conquistada para que possamos dizer aquilo que pensamos, muitos ainda confundem os limites dessa mesma liberdade e tentam impor as suas ideias e pontos de vista como se fossem lei, à maneira do antigo regime, armados de uma cegueira facciosa e ofensas que em nada nos dignificam enquanto seres humanos providos de inteligência. Em 2005, quando redigi as primeiras linhas deste espaço, escrevi que na vida, nem tudo é branco ou preto, bom ou mau, certo ou errado. Desde então, espero sempre com interesse pelos vossos comentários, pelas vossas ideias e opiniões, que tantas vezes me ajudaram a aprender qualquer coisa mais. Não sou dono da verdade. É por isso que abomino toda e qualquer discriminação, seja ela de natureza racial, sexual ou de qualquer outro tipo. Não gosto de pessoas que pensam que sabem mais que as outras, mesmo quando sabem. Desde a minha infância que tenho a noção de que podemos passar horas falando com outros sobre política, futebol e religião, sem que consigamos implantar as nossas próprias convicções. Nem por isso eu deixo de debater as minhas ideias, de brincar, por vezes num tom mais ou menos jocoso, mas de uma forma salutar e sempre com respeito.Insisto que a vida são dois dias. Que ganho eu em desperdiçar o meu tempo a discutir e a ganhar a animosidade alheia em vez de saber mais sobre pessoas que são diferentes de nós nas suas ideias e tentar compreendê-las? Talvez aprendêssemos algo mais acerca de nós mesmos. Falo-vos como alguém que pouco sabendo de muita coisa, sabe já que na vida - e quando chegamos a uma idade que poderíamos chamar de "nem carne nem peixe", poucas coisas são mais importantes que o tempo e da forma como ele limita os nossos sonhos e esperanças se não lutarmos por elas a mãos firmes. Já uma vez apaguei alguns comentários que eu considerei inadequados para um blogue que se pretende democrático. Não o voltarei a fazer, esperando, contudo, que as pessoas saibam respeitar não este espaço, muito menos o seu autor, mas que se saibam respeitar umas às outras e as suas diferenças, pois são elas que nos distinguem e nos valorizam enquanto seres pensantes.

2 comentários:

lumadian disse...

Para bom entendedor meia palavra basta... mas é tudo uma questão de educação...

Anónimo disse...

Para todos é so uma questão de respeito...
Palavras levas o vento...