quinta-feira, novembro 13, 2008

SUGESTÕES



As minhas sugestões de hoje incluem três filmes que tive a sorte de poder ver nestes últimos dias. O primeiro é Bangkok Dangerous (O Perigo Espreita), mais uma versão americana de um filme de 1999 com o mesmo nome. Neste remake, com o genial Nicolas Cage como protagonista, desempenhando o papel de um assassino contratado para quatro trabalhos, na Tailândia. Metódico, solitário e eficiente, começa a ver a sorte alterar-se assim que se apaixona por uma ajudante duma farmácia, começando a pôr em causa os seus próprios valores até aí inquestionáveis. Longe de ser um filme brilhante - as cenas de acção chegam a ser pobres e bastante inverosímeis -, é o carisma de Cage que salva o filme e, embora dele se espere sempre mais, consegue torná-lo num entretenimento válido. Destaque neste filme para a beleza serena de Charlie Young, tão peculiar das mulheres orientais.




De uma crueza por vezes arrepiante é a minha segunda sugestão, Obsessão Mortal, com outro dos maiores nomes da indústria cinematográfica americana, Richard Gere, ao lado da competente Claire Danes. Neste filme que se debruça sobre os crimes sexuais e toda a espécie de fetiches relacionados e levados a extremos, Gere é um agente que tem como missão acompanhar a reinserção social de ex-detidos por esse tipo de crimes, enquanto que Danes é a pessoa que vai tomar o seu lugar, logo após a sua reforma forçada, com base nos métodos bastante violentos e pouco éticos do protagonista. Claramente, um filme a não perder.



A terceira sugestão é o quase desconhecido Windstruck, de 2004, mas a que felizmente tive acesso. Originário da Coreia do Sul, este filme é realizado por Kwak Jae-Young que, pelas críticas, é daqueles realizadores com um toque especial de Midas, capazes de fazer um sucesso de cada filme realizado, cujo expoente será My Sassy Girl, aguardado por mim com imensa expectativa.
Além destes dois filmes, também é seu, Il Mare, que os americanos aproveitariam para fazer A Casa da Lagoa, com Sandra Bullock e Keanu Reeves. Windstruck conta a história do envolvimento entre uma mulher polícia (interpretado por uma magnetizante Jun-Ji-Hyun) e por um professor (Jan-Hyuk). A história, ao contrário dos romances ocidentais, é imprevisivel, sem os habituais clichés do "viveram felizes para sempre". A mescla entre a comédia, o drama, as artes marciais ou mesmo a fantasia, resulta numa mistura explosiva, tornando Windstruck num filme sensivel e arrebatador, capaz de trazer as emoções à flor da pele. Puro e selvagem, inocente e por vezes a roçar o ingénuo, Kwak consegue arrancar-nos uma gargalhada com a mesma facilidade com que nos rouba uma lágrima. Pelo menos comigo conseguiu-o.

Sem comentários: