segunda-feira, maio 19, 2008

O LADO B DA CRÍTICA


"Deu-se o caso de até ter gostado da noite (Gala dos globos de ouro da SIC) e ter-me divertido, precisamente por ter ido à-vontade, concentrar-me no positivo e tentar não me deixar afectar pela presença de pessoas tão fúteis e insípidas como a senhora, desculpe, o senhor (Cláudio Ramos)". Esta é parte da resposta do conhecido Pac, dos Da Weasel, ao facto de ter sido criticado pelo comentador televisivo Claúdio Ramos por, nas palavras do crítico ter o grupo comparecido naquela festa mal vestido, quando o convite pedia smoking e vestido de noite. Definitivamente OUT, o líder da banda que, por sinal até arrecadou a distinção para o Melhor Grupo nessa mesma gala. Não vou comentar a forma como se apresentou vestido. Sinceramente não vi o programa, apesar de ter a minha opinião própria sobre o assunto e esperar que Cristiano Ronaldo não vá receber a Bota de Ouro de calções, quando lhe for entregue tão prestigiado prémio. Não vou ainda comentar a alusão ao "programa de fofocas" em que o grupo foi criticado, quando muitas vezes são os media e esses mesmos programas ou críticos que ajudam a construir uma carreira. Não vou comentar, também, as opções sexuais do conhecido comentador, já que seria da minha parte uma demonstração de imaturidade e de vincado teor discriminatório, tão grave como o racismo ou a xenofobia. Já agora, e espero que não leve a mal a minha consideração sobre as suas palavras, diria - não para si em particular, já que uma pessoa sem talento algum não deve fazer juízo de valor sobre outras pessoas, devendo abster-se do direito de expressão - que o nosso carácter não se mede pela forma como reagimos às criticas positivas e que não é por recebermos um elogio ou um prémio que passamos a ser melhores naquilo que fazemos ou naquilo que somos como seres humanos.

Sem comentários: