quinta-feira, abril 03, 2008

O AMOR É CEGO


Já todos o sabíamos, embora só agora tenha sido científicamente comprovado através de uma neurobióloga de Barcelona: O amor é mesmo cego. Segundo ela, quando o ser humano está apaixonado desactivam-se zonas do cérebro encarregues do juízo social e da avaliação dos outros. É por isso que, quando estamos enamorados a vida parece-nos sempre cor-de-rosa e o nosso universo parece sempre girar em torno da pessoa amada, como se nada mais existisse ou importásse. Afinal, dois é bom, três são demais! Mas é também nestas alturas que somos mais fácilmente apanhados desprevenidos, tomando mentiras por verdades e vice-versa, sendo que a verdade é sempre aquela que mais nos agrada ou convém, mesmo que as evidências a desmintam categóricamente. Não se depreenda, contudo, pelas minhas palavras que esse estado de aparente cegueira, que é o amor, é um campo armadilhado com mais defeitos que virtudes. A verdade é que, pesando todos os prós e contras, regalias e dissabores, não há euromilhões nenhum que nos dê tanto ou mais prazer que o amor, que essa sensação de euforia que nos invade o corpo quando a flecha de Cupido nos atinge o coração. Podemos efectivamente ficar cegos, erramos, é certo, mas esses serão indubitávelemte os melhores momentos das nossas vidas, quando todos os nossos sonhos - mesmo que por breves instantes - parecem possíveis de concretizar e acordar todas as manhãs, dia após dia, consegue enfim fazer algum sentido. Só quem já amou ou foi amado sabe o que é viver.

1 comentário:

lumadian disse...

O amor tem destas coisas. O amor é tão simples quanto o ar que respiramos, não tem nada que saber, basta que 2 pessoas se amem mesmo, de sentimento para viverem a felicidade desse amor, por mais problemas externos que tenham.
Eu descobri o verdadeiro amor tarde, mas pelo menos fiquei a saber que só se encontra o verdadeiro amor, aquela pessoa que realmente fará sentirmos-nos um só se procurarmos.
O verdadeiro amor existe, sem interesse, sem falsidade, sem intrigas, sem preconceitos e espera por nós.