quinta-feira, junho 28, 2007

O DIREITO À EXPRESSÃO

O direito à expressão, mais uma das falsas conquistas tão alardeadas pelos defensores do 25 de Abril de 1974 foi uma vez mais violentamente atingido, na pessoa de António Balbino Caldeira, professor e conhecido blogger, um dos grandes responsáveis sobre a polémica que resultou na grande dúvida que assolou o país intelectual durante os últimos meses: o doutoramento ou não do nosso Primeiro Ministro. Segundo o jornal Expresso "José Sócrates apresentou uma queixa-crime contra o blogger António Balbino Caldeira devido ao conjunto de textos que este professor de Alcobaça escreveu sobre a sua licenciatura em Engenharia Civil na Universidade Independente (UnI). Está assim explicado o facto de o autor do blogue 'doportugalprofundo.blogspot.com' ser ouvido no mesmo dia no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) de manhã como arguido e à tarde como testemunha.
Esta dupla condição resulta do facto de o DCIAP estar a conduzir dois processos sobre a licenciatura do primeiro-ministro na UnI: um que teve origem numa participação feita pelo advogado José Maria Martins, que levantou suspeitas sobre a passagem de Sócrates pela UnI, e no qual o blogger será ouvido como testemunha, e um segundo que foi aberto após a queixa-crime do primeiro-ministro contra António Balbino Caldeira. Ambos os inquéritos estão a correr paralelamente.
Contactado pelo Expresso, António Balbino Caldeira não quis prestar qualquer declaração. O gabinete do primeiro-ministro não confirmou a apresentação de uma queixa-crime. No último «post» colocado no blogue sobre a sua condição de arguido, António Balbino Caldeira escreve: "O sistema persegue politicamente os seus opositores por estes pretenderem exercer os seus direitos de cidadania. Mas só sobrevive com a complacência dos órgãos do Estado e a resignação popular".
A António Caldeira, de quem nunca até hoje ouvira falar, apresento a minha solidariedade, como blogger, e como Homem que persiste nessa luta às vezes inconsequente e estéril de recusar antecipadamente quaisquer ideias que nos queiram impor, movido por uma mania quase irritante de achar importante pensarmos por nós próprios.

1 comentário:

lumadian disse...

Cada vez mais entendo que a situação em que este país se encontra se deve à falta de coragem do povo.
Falam tanto em 25 de abril, até parece que fizeram uma grande coisa!
Hoje estão permanentemente a ser enganados e gostam. Tanto gostam que sempre que há eleições, vestem o melhor fatinho que têm no armário e lá vão eles.
Não existe nenhum partido que defenda o povo, é tão simples como isto!
Seja o PSD, seja o PS, seja o CDS ou PCP, qualquer um que se sente no poleiro aproveita para encher os seus bolsos e dos seus amigos mais chegados.

Até o dia em que o povo acorde e entre pela assembleia adentro e diga: Meus senhores, tudo a andar daqui para fora!