quarta-feira, junho 14, 2006

GREGOS & TROIANOS

É cada vez mais díficil agradar a gregos e troianos e nem sempre se consegue jogar em duas equipas ao mesmo tempo. Há momentos na vida em que somos forçados a tomar partidos, mesmo que para isso tenhamos de ferir as susceptibilidades de alguns que não queríamos magoar. Isto tudo a propósito de um recado "amigável" sobre a conduta a seguir num evento cada vez mais próximo. Pensava eu que, não agitando "ondas" não significaria falta de solidariedade para com aqueles que o fazem, como se, não sendo branco tivesse de ser preto e não existissem meios termos. Pensei eu, que um homem poderia ser uma espécie de Suíça, à margem de quaisquer conflictos. Não. Por muito que tenhamos evoluído e que defendamos ferozmente a bandeira da democracia, toda a opinião será sempre respeitada, desde que não difira da formada pela maioria. Assim, se queremos continuar a jogar, temos de fazer como os carneiros e seguirmos a fila. Havendo um preço para tudo - que há -, deverei eu prostituir os meus ideais e convicções, a pouca dignidade que me resta, apenas para agradar a uma maioria que não é sequer capaz de respeitar a minha individualidade enquanto Ser Humano capaz de pensar por si próprio? À margem desta celeuma recebi hoje a boa nova de que mais gente visita este meu blog e, principalmente, que o apreciam, assim como à minha escrita. Obrigado, Joana, pelas palavras. São estes raros momentos que nos incentivam a prosseguir, mesmo quando os ventos nos parecem desfavoráveis, agrestes.

Sem comentários: