segunda-feira, junho 06, 2011

MUDANÇA

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.
 
 
Mudança... de hábitos, de vontades, de ideias e de gente, imprevistas ou calculadas, mais ou menos radicais, irrefletidas ou mais ponderadas e conscientes, a nossa vida segue ao ritmo das mudanças. A insatisfação inerente ao Ser humano, a sua ambição, o fazer face às próprias necessidades ou simplesmente confortos induziram desde os primórdios dos tempos a uma mudança tão benéfica como tantas vezes perigosa. Recordemos que a pólvora não foi inventada para fins bélicos, por exemplo.
Muitas coisas mudaram desde a última vez que aqui vim. Ganhos e perdas, foi, é, será sempre assim e cabe a nós saber conviver com o resultado das nossas acções, das nossas escolhas. Acredito que fiz o melhor, o que nem sempre sucede, apesar das intenções serem sempre as melhores. De boas intenções - soi dizer-se - está o inferno cheio. Os dias parecem agora correr de forma mais célere embora mais preenchidos, plenos de vida, duma felicidade até agora desconhecida,  própria das coisas seguras, de certezas e planos que são agora mais que sonhos, realidades.
Ontem, o País - ou uma parte não muito significativa que apesar da descrença nos políticos e na crise insiste em ter fé numa eventual mudança - foi às urnas num dia mais convidativo para um passeio à praia, a fim de escolher um novo Primeiro-Ministro, e, ao contrário dos últimos actos eleitorais, a mudança foi inequivocamente a vontade da maioria. Do acerto da escolha só o futuro o dirá, na certeza absoluta de que tempos difíceis se aproximam, de um esforço que a todos, sem excepções, deveria ser exigido e que sabemos de antemão não ser bem assim. A tradição, em muitos casos, ainda é o que era, e há coisas que não mudam nunca, apesar da vontade e das boas intenções das pessoas.

19 comentários:

IM disse...

Esperemos que não fique apenas na vontade esta mudança que o povo demonstrou desejar...

Beijos!

João Roque disse...

Gostava que o futuro não me desse razão, para bem deste país que é o nosso, mas acho que as coisas vão ainda ficar pior...

Rosa Carioca disse...

Infelizmente, concordo com "Pinguim".

Fê blue bird disse...

Meu amigo:
Ainda bem que as tuas mudanças foram positivas, seguras e esperançosas.
Quanto às do país, duvido que sigam idêntico rumo.
Bem vindo de novo ao nosso convívio, já tinha saudades tuas.

beijinhos

Pink Poison disse...

Fico contente por estares feliz!!!

Regina Rozenbaum disse...

Que bom saber que as suas mudanças foram para te trazer alegrias!
Beijuuss n.a.

zemanel disse...

"eles não sabem que o sonho é uma constante da vida......e sempre que um homem sonha o mundo cresce e avança como pedra colorida nas mãos de uma criança."
Poema do grande poeta António Gedeão,
palavras sempre actuais, que me fazem reportar para a realidade do nosso pobre mas sempre nobre país.
Creio que todos, todos, temos o direito de sonhar, de exigir uma mudança, de acreditarmos que ainda é possível, que depois da tempestade virá a bonança, o querer de um povo, que de velas defraldadas partiu à descoberta de novos mundos, a conquista de novos horizontes e a entrega ao mundo de novas descobertas, de novas mentalidades, de novas culturas, mas sempre com o ensejo de transmitirmos valores e de lutarmos por ideais, por uma igualdade entre os diversos povos, não esqueçamos o caso último de Timor, participação activa de toda a sociedade civil.
É precisamente isso que procuramos para este nosso país: responsabilidade, mérito, igualdade, justiça, saúde, educação e uma cidadania participativa e não uma democracia representativa.
Para terminar relembrar Pessoa: " tudo vale a pena, quando a alma não é pequena."

Guma disse...

Amigo e estimado Miguel!

Lendo e estando aqui um pouco à tua companhia da qual estava saudoso.

Deixo um kandando carregado de boas energias e esperança em dias melhores, todos nós contribuindo com sabedoria, para que assim seja.

Inté...

Urbano Gonçalo de Oliveira disse...

É como dizes, muda muita coisa com o tempo, mas ... há coisas pelos vistos intemporais, como a ganância, a mentira, etc.
Ou muito me engano ou vem aí "mais do mesmo".
Abraço.

Moi disse...

Miguel,

Fica aqui o link do meu novo blog caso queiras seguir.

Beijo!
Sus

Alexandre Correia disse...

Caro Miguel,

Não podemos pensar que "pior não vamos ficar". Temos de acreditar que temos de ficar melhor. Nem que seja para nõ deprimirmos. Mas neste momento não acredito que em Portugal haja alguém que não esteja plenamente convencido que vai doer. Cada vez mais. Esperemos que um dia alivie...

Abraço,

Alexandre

PS - E parabéns por ter ido votar. Eu fechei a minha secção de voto. Mas apenas porque quis ser o último...

Rosa Carioca disse...

Então??? Sumiu???

Há.dias.assim disse...

há mudanças que teimam em fazer-se!

FlorAlpina disse...

Há sempre um lado bom nas mudanças!

Deixo um abraço e bjs dos Alpes

Anónimo disse...

Todos nós devemos fazer alguma coisa (boa) por um mundo melhor. Por mais insignificante que seja, devemos.

Escrever é uma forma de agir nesta direção. Se uma pessoa ler a sua ideia, e gostar, certamente irá refletir e passar adiante.

Há.dias.assim disse...

Mas que as mudanças sejam para melhores...

Há.dias.assim disse...

Neste momento precisamos uma mudança para melhor...

Regina Rozenbaum disse...

Não é a primeira vez que ao longo desses meses, aparece ao lado uma nova postagem sua e quando venho ler me informa : "Lamentamos, mas a página que estava a procurar no blogue O LADO B DA VIDA não existe!" A que vejo por aqui, hoje, começa assim: PEQUENOS EXERCÍCIOS - *De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea,* *não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso,* *a úncia csioa iprotmatne é que a pire...
E ao tentar vir e ler vem a msg do lamentamos.
Eu tb lamento...e muito meu amigo!
Beijuuss n.a.

- disse...

Realmente mudanças acontecem mesmo que não queremos. Infelismente algumas nos pegam de surpresa fazendo que mudemos ainda mais.

Adorei seu blog e vou seguir.
sersertaneja.blogspot.com